Hotéis e Pousadas na Bahia

Trancoso Bahia. Projeto reúne cores e obras de arte do vilarejo.

Trancoso Bahia. Projeto reúne cores e obras de arte do vilarejo. Casa das Artes celebra a cena artsy em Trancoso. Novo projeto de Wilbert Dias reúne cores e obras de arte do vilarejo.

Trancoso Bahia. Casa Das Artes, arquitetura.

Nascida em uma das casas mais cobiçadas Quadrado, centro histórico de Trancoso, a Casa das Artes renasce em projeto do designer holandês Wilbert Das, idealizador do UXUA Casa Hotel e Spa.

Dedicado à proposta artsy, o imóvel celebra o passado no vilarejo no sul da Bahia nos anos 70, quando foi adotado por artistas e livres pensadores que transformariam o local em um dos cenários criativos mais interessantes do país.

Com um mix único de conforto tropical, estímulo visual e ambientes avant-garde, a casa conta com um jardim duas vezes maior que as outras do Quadrado, oferecendo uma explosão de luzes, cores e formas orgânicas que contrastam com as paredes do imóvel. Nos ambientes internos, uma coleção de obras de arte surpreende em cada cômodo.

Esse acervo é resultado do programa de residência artística implementado por Wilbert Das no UXUA desde 2009, recebendo artistas de diferentes lugares do mundo para se inspirarem por Trancoso e criarem.

As paredes também são destaques da casa e trazem um mix de cores tropicais (azul, rosa, amarelo, verde e vermelho) que contrastam com tons pastel. Um dos quartos ainda revela pinturas como grafismos que são encontrados nas casas africanas tradicionais de Burkina Faso e cortinas feitas a partir de saris indianos.

Trancoso Bahia. Casa das Artes no Quadrado 1

Trancoso Bahia. Pinturas.

Entre as pinturas da propriedade estão obras de: Marcelo Cipis, Pato Ramsey e Caio Pataxó (um pintor indígena que está desenvolvendo sua arte sob a tutela de Wilbert Das). A casa ainda abriga tapeçarias de Kennedy Bahia e antigos pôsteres escolares alemães, assim como fotografias da norte-americana Melanie Dunea e escultura do italiano Antonio Riello.

Trancoso Bahia. Móveis.

Os móveis e a iluminação são peças únicas, muitas publicadas em conceituadas revistas internacionais de design, feitas em colaboração com grandes talentos do mundo das artes, entre eles: Marcantonio Raimondi Malerba, Rodrigo Almeida, Lucas Simões, Mauro Zolin e Peter Kempkens. Outros mobiliários foram feitos por Wilbert Das como parte de sua coleção de decoração, a UXUA Casa.

Nos ambientes externos, sofás, um chuveiro rústico ao ar livre e uma banheira antiga são cercados por cacaueiros. Refeições podem ser desfrutadas ao ar livre no pátio privativo, ou um piquenique pode ser realizado em uma mesa no Quadrado, à sombra de uma amendoeira plantada há 35 anos pelos hippies e artistas do passado.

Trancoso Bahia. Wilbert Dias.

Conhecido por valorizar a mão de obra dos artesãos de Trancoso, Wilbert Das também cria casas para clientes e projetos especiais como a Casa das Artes, disponível para locação e para hóspedes do UXUA.

Comentários